Pesquisar este blog

quinta-feira, 2 de setembro de 2010

Artes e Livros II - "O lugar do Escritor"

Olá amigos!
Começo este post com uma confissão: estou apaixonada! Sim, estou apaixonada por um livro que descobri em um dos meus passeios à biblioteca, o nome do livro é  "O lugar do escritor" de Eder Chiodetto. Desde quarta-feira, dia 1º de setembro de 2010, não largo o livro por nada, nadinha... A paixão é tanta que esse maravilhoso livro já até dormiu na cabeceira da minha cama. Bem, mas o que tem de especial nesse livro? Meus caros amigos, há uma combinação perfeita nessa obra que mescla literatura e fotografia. Por cinco anos, Chiodetto visitou escritores brasileiros, fotografando-os em seus próprios ambientes de inspiração literária. Dessa forma, Chiodetto compôs um painel tocante que junta imagem, palavra, confissão, memória, diálogo e reportagem. Selecionei alguns trechos do livro para vocês, espero que gostem. Beijos.

[capa+do+livro.jpg]
"O lugar do Escritor" por Eder Chiodetto, 2002.

Modelo: Adélia Prado
Foto e Texto: Eder Chiodetto

Trecho selecionado: " Não separo a mãe e a dona de casa da escritora. Sou uma mulher casada, tenho filhos, casa e escrevo. Tudo junto. Por isso o escritório é a minha vida."
Adélia Prado

Modelo: Ferreira Gullar
Foto e Texto: Eder Chiodetto

Trecho Selecionado: "A poesia é intempestiva. É coisa que ninguém controla. Ela me acorda no meio da noite ou leva um ano sem aparecer. É inteiramente aleatória. Me ocupo de vez em quando com outras coisas, porque se fosse me ocupar só da poesia estaria maluco. Pirado."
Ferreira Gullar

Modelo: Ariano Suassuna
Foto e Texto: Eder Chiodetto

Trecho selecionado: "Quando me fecho no gabinete, ninguém me aperreia. Consegui impor esse respeito pelo meu trabalho. Outro dia um dos meus netos começou a chorar enquanto eu escrevia. Não havia mais ninguém em casa, então o peguei no colo e fiquei brincando com ele. Foi bom. Percebi que aquela invasão da realidade era mais bonita que a ficção que eu tentava escrever."
Ariano Suassuna

Modelo: Lygia Fagundes Teles
Foto e Texto: Eder Chiodetto

Trecho selecionado: "Moro nesta casa desde 1980. O escritório, no inverno, é um dos quartos, mas com o calor do verão me mudo aqui para sala. Fico deprimida no frio. Se morasse na Europa, seria uma alcoólatra."
 Lygia Fagundes Teles

Modelo: Escritor João Cabral de Melo Neto

Foto e Texto: Eder Chiodetto

Trecho selecionado: "Não sou mais um escritor. Estou cego. Para escrever, preciso ver. Não leio, não consigo escrever também. Sou um ex-escritor. Não adianta ditar versos para alguém porque preciso ver a minha letra construindo-os. Escrevo como quem constrói uma casa."
João Cabral de Melo Neto


Modelo: Escritora Rachel de Queiroz
Foto e texto: Eder Chiodetto

Trecho selecionado: "Computador? Nunca consegui escrever com ele. Evoluí par a máquina de escrever  elétrica. Creio que já foi um passo enorme." 
 Rachel de Queiroz

Todos os créditos das fotos reservados ao fotógrafo Eder Chiodetto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Visite também estes post:

Related Posts with Thumbnails